Seja bem-vindo ao OpenBrasil.org

Betta Half Moon


Half Moon (cauda meia lua) - Os bettas halfmoon, cauda meia lua, ou simplesmente bettas HM são assim chamados devido a sua abertura da cauda que, ao se fazer notar, é igual a 180º. São considerados como o máximo em beleza e harmonia, tanto pelas longas caudas e barbatanas como pela sua amplitude de abertura da cauda, demonstrando toda a sua força, tamanho, beleza e estado de perfeita saúde.

Também é possível encontrar grande diversidade de cores nas caudas, que na maioria dos casos resulta da combinação de machos de cores sólidas com fêmeas de cores variadas.

Por meio destes cruzamentos surgem cores como o de mármore, butterflies e cores exóticas. Os peixes Halfmoon considerados em concursos como exemplares perfeitos e merecedores de prêmios são aqueles que, no contexto total, as barbatanas dorsal e ventral têm o tamanho igual ao tamanho da cauda, formando, no conjunto, uma lua quase cheia.

Quando cruzados dois exemplares desta espécie, todos eles vão possuir o gene Halfmoon, mas só uma parte dos rebentos que atingem a maturidade é que ficarão com a cauda que lhes dá o nome.

INFO

Fonte: CPT - Centro de Produções Técnicas e Editora Ltda.
Imagens: CPT / Arquivo OpenBrasil.org